O INESC INOV-Lab integrou programa do Encontro Ciência 2025, de 9 a 11 de julho no campus da Nova SBE, em Carcavelos, enquanto unidade de I&D reconhecida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Os investigadores Ricardo Amaro e João Varela da Costa apresentaram os e-posters “Achieving Successful DevOps Adoption in IT Organizations” e “Enhancing Decision-Making for Fake News Risk Management”, respetivamente.
Destaca-se ainda a sessão conjunta entre as cinco instituições do universo INESC – INOV, INESC MN, INESC TEC, INESC Coimbra e INESC ID -, com o título “O papel da investigação na resiliência, autonomia estratégica e defesa na EU”. A sessão partiu das conclusões-chave retiradas do encontro INESC Summer Meeting em Bruxelas sobre políticas europeias em segurança e defesa.
Nazua Costa, Cybersecurity Business Development Manager do INOV, apresentou uma sessão dedicada ao papel estratégico das tecnologias de uso dual em cibersegurança sob o título “Securing Society and Defence: Dual-Use Cyber Capabilities”.
A iniciativa, que constitui o maior encontro anual da comunidade científica e tecnológica em Portugal, conta com a organização da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da Agência Nacional da Cultura Científica CIÊNCIA VIVA, em estreita colaboração com a Universidade NOVA de Lisboa e com o apoio institucional do Ministério da Educação, Ciência e Inovação.
O contributo do INOV e do INESC INOV-Lab refletiu uma vez mais o compromisso institucional com a promoção e discussão do impacto científico, social, cultural e económico da investigação no país.